Contrário à percepção de que a exploração madeireira na Amazônia visa somente o retorno financeiro sem levar em conta o grau de degradação ambiental, a MANOA Florestal optou pela sustentabilidade dos recursos oferecidos pela floresta.

Após 47 anos de história, podemos afirmar que é possível crescer, inovar e superar barreiras a partir de uma política de trabalho que beneficie o homem e o meio ambiente.

É deste modo que nós, do Grupo Triângulo, buscamos a perpetuação de nosso empreendimento, através da conquista de novos mercados e desenvolvimento tecnológico, sempre caminhando junto à sustentabilidade de nossas florestas.

Douglas Granemann
Presidente

“Conservar a floresta é garantir que as futuras gerações de brasileiros possam se orgulhar de seu país e continuar se beneficiando de tudo que ela pode oferecer.”

Para maiores informações, fale com a nossa Ouvidoria: ouvidoria@manoa.eco.br

A AMAZÔNIA

A ocupação inicial da Amazônia adotou práticas rudimentares para a exploração dos recursos madeireiros, o que gerou impactos expressivos.

As técnicas não respeitavam critérios ambientais ou mesmo sociais, contribuindo significativamente para a supressão das florestas, deterioração da qualidade do ar e das águas, além de condições de trabalho desumanas.

Visando um crescimento econômico sustentável, respeitando o meio ambiente, seus colaboradores e comunidades, a MANOA Florestal foi uma das primeiras empresas a adotar o manejo florestal de impacto reduzido
no Brasil.

Desta forma, um novo conceito de exploração foi implementado, no qual são aplicadas técnicas que minimizam o efeito das intervenções na floresta e aumentam a eficiência das operações e a produtividade do manejo.

SOBRE NÓS

Missão

Desenvolver, produzir e comercializar produtos em sintonia com o meio ambiente, visando garantir a satisfação plena de nossos clientes.

Visão

Ser líder na produção de bens florestais sustentáveis.

Valores

Transparência das operações, permitindo à comunidade vislumbrar os ganhos ambientais. Ética nos negócios respeitando clientes, sociedade e meio ambiente

HISTÓRIA

SUCESSO
BRASILEIRO

A MANOA teve início em 1983, quando a Triângulo Pisos e Painéis adquiriu 75 mil hectares de florestas em Cujubim, Rondônia. Foram anos de pesquisa para o desenvolvimento de métodos adequados para o manejo da floresta.

Em 1994 foi aprovado o Plano de Manejo Florestal Sustentável da empresa, incluindo práticas inovadoras para redução do impacto ambiental.

Durante 3 anos foram selecionados e treinados operadores florestais locais, na prática de uma nova metodologia de trabalho, com foco na sustentabilidade.

Entre a aquisição da área em 1983 e o início das operações em 1997, foram necessários 14 anos para a obtenção de maiores conhecimentos sobre a floresta e seu impacto na comunidade.

Em 2005 esse esforço foi reconhecido pela FSC® – Forest Stewardship Council®, certificação florestal de renome internacional. Dos 75 mil ha,  63 mil ha possuem certificação FSC para manejo florestal sustentável.

A iniciativa voluntária da empresa em adotar práticas sustentáveis provou que é possível aliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental e social, incentivando outras empresas a seguirem o mesmo caminho.

 Sede administrativa MANOA – Cujubim, RO.

MANEJO
SUSTENTÁVEL

Em uma área de aproximadamente 63 mil hectares, a MANOA possui permissão para o  manejo sustentável dos recursos florestais. No sistema florestal adotado pela MANOA (policíclico) a rotação é dividida em intervalos denominados “ciclos de corte”.

O plano de manejo prevê um ciclo de corte de 30 anos e intensidade de corte máxima de 25m³/ha.Com base nestes números, a MANOA colhe por hectare somente de 4,7% a 6,8% do volume total da floresta.

Tais premissas asseguram a manutenção de exemplares adultos das diversas espécies manejadas. O período de 30 anos entre cada ciclo de rotação permite que a floresta se regenere, reestabelecendo o estoque de madeira e a diversidade das espécies para que estas sejam perpetuadas.

A metodologia de divisão da área a ser manejada estabelecida pela MANOA permitiu a segmentação da floresta em 30 Unidades de Produção Anual (UPA).

REGENERAÇÃO DA FLORESTA

Somente árvores de idade adultas a velhas podem ser retiradas, por absorverem menos gás carbônico durante esse estágio do ciclo
de vida.

Ao retirar uma árvore antiga da mata fechada,o ciclo de nascimento de outra árvore é encorajado com a entrada de luz.

A absorção de gás carbônico e liberação de oxigênio dessa árvore jovem já é bem mais eficaz que da árvore velha que foi retirada.

MENÇÃO NA PUBLICAÇÃO FAO, DA ONU

O modelo de manejo sustentável da MANOA já foi difundido como um exemplo a ser seguido mundialmente, na publicação impressa da ONU – Casos Exemplares de Manejo Sustentável, em 2010.

Publicação da época:

“A empresa Indústria de Madeiras Manoa possui 75.182 hectares (ha) de terras no município de Cujubim, no estado de Rondônia, na Amazônia brasileira. Desde 2005, 73.079 ha* foram certificados pelo Forest Stewardship Council® – FSC®

A Manoa é pioneira no manejo florestal sustentável no Brasil e a primeira a obter a certificação FSC® em Rondônia.

A Manoa é de propriedade do Grupo Triângulo (www.triangulo.com.br), com sede na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná.”

*Correção: A área correta é de 63 mil hectares certificados FSC.

Estudos e pesquisas da biodiversidade nativa

Espécie encontrada na Floresta MANOA.

COMPROMISSO AMBIENTAL

COMPROMISSO
PÚBLICO

A MANOA tem como atividade permanente o monitoramento da fauna e flora.

Todos os funcionários são orientados a estarem atentos aos possíveis danos a fim de evitá-los. A partir do convênio firmado com a Universidade de Rondônia (UNIR), iniciou-se o inventário contínuo e amostragem dos mamíferos de médio e grande porte que habitam a região, estudo que tem finalidade de registrar quais animais são encontrados e qual população na área da MANOA e nas áreas contíguas.

De modo a formalizar seu compromisso de conservação, a MANOA averbou em cartório 69 mil hectares do total de sua área como área de Reserva Legal, assumindo publicamente o compromisso de manter toda a cobertura florestal de sua propriedade.

MONITORAMENTO E PRESERVAÇÃO

s

Diante de um ecossistema preservado, os animais encontram na floresta MANOA proteção e equilíbrio para a perpetuação de espécies. Entre macacos, felinos, diversos pássaros e répteis, foram identificadas 360 espécies de animais da região amazônica.

São mais de 177 espécies de flora identificadas. A floresta monitorada pela MANOA tem grande papel para evitar o desmatamento ilegal, mantendo corredores ecológicos e reduzindo os impactos negativos da degradação na
região.

Rios e nascentes também fazem parte da floresta MANOA, que são monitorados e preservados. Eles são de grande importância para o clima, habitat de espécies e visitação, principalmente de mamíferos em busca de água e minerais
das margens.

A cachoeira, com sua beleza cênica, e o saleiro, como importante fonte de sais minerais aos animais, são ambientes únicos na floresta MANOA.

Sendo considerados como Atributos de Alto Valor de Conservação, a preservação e manutenção desses locais é uma prioridade para a empresa, garantida através de constantes monitoramentos e vigilância, além de acompanhamento por imagens de satélite.

SEGURANÇA PARA A FLORESTA

A área florestal da MANOA é contígua a áreas públicas, como as Florestas Nacionais do Jamari, Jacundá e Reserva Samuel, formando um grande bloco florestal de aproximadamente 480 mil hectares. A manutenção desse bloco é importante para a conservação das mais diversas espécies de fauna e flora do estado de Rondônia e também da Amazônia Brasileira. No mapa, vemos o quanto podem ser desmatadas áreas não protegidas legalmente como a Floresta MANOA.