NOSSO COMPROMISSO COM O FUTURO.

Contrário à percepção de que a exploração madeireira na Amazônia visa somente o retorno financeiro sem levar em conta o grau de degradação ambiental a MANOA florestal optou pela sustentabilidade dos recursos oferecidos pela floresta.

Após 47 anos de história, podemos afirmas que é possível crescer, inovar e superar barreiras a partir de uma politica de trabalho que beneficie o homem e o meio ambiente.
é deste modo que nós, do Grupo Triângulo, buscamos a perpetuação de nosso empreendimento, através da conquista de novos mercados e desenvolvimento tecnológico, sempre caminhando junto à sustentabilidade de nossas florestas.

Douglas Granemann
Presidente

NOSSOS PILARES DE SUSTENTABILIDADE

NOSSA FLORESTA, MANOA.

A MANOA teve início em 1983, quando a Triângulo Pisos e Painéis adquiriu 74 mil hectares de florestas em Cujubim, Rondônia.

Foram anos de pesquisa para o desenvolvimento de métodos adequados para o manejo da floresta.

Durante 3 anos foram selecionados e treinados operadores florestais locais, na prática de uma nova metodologia de trabalho, com foco na sustentabilidade.

Entre a aquisição da área em 1983 e o início das operações em 1997, foram necessários 14 anos para a obtenção de maiores conhecimentos sobre a floresta e seu impacto na comunidade.

Em 2005 esse esforço foi reconhecido pela Forest Stewardship Council (FSC) certificação florestal de renome internacional.

MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL

Visando um crescimento econômico sustentável, respeitando o meio ambiente, seus colaboradores e comunidades, a MANOA Florestal foi uma das primeiras empresas a adotar o manejo florestal de impacto reduzido no Brasil.

Manejo florestal sustentável é explorar a floresta de maneira consciente. O IBAMA aprova a retirada de árvores em número limitado, após um longo estudo de inventário da área a ser explorada, além de vários outros fatores.

Para uma árvore ser retirada da floresta, precisa haver uma análise minuciosa sobre ela: idade, impacto para outras árvores em seu entorno, se possui semente, ninho de pássaro, etc.

Em 1994 foi aprovado o Plano de Manejo Florestal Sustentável da empresa, incluindo práticas inovadoras para redução do impacto ambiental.

Desta forma, um novo conceito de exploração foi implementado, no qual são aplicadas técnicas que minimizam o efeito das intervenções na floresta e aumentam a eficiência das operações e a produtividade do manejo.

No sistema florestal adoado pela MANOA (policíclico) a rotação é dividida em intervalos denominados ” ciclos de corte”.

SEGURANÇA E PRESERVAÇÃO

A área florestal da MANOA é contígua a áreas públicas, com Nacionais do Jamari, Jacundá e Reserva Samuel, formando um grande bloco florestal de aproximadamente 480 mil hectares. A manutenção desse bloco é importante para a conservação das mais diversas espécies de fauna e flora do estado de Rondônia e também da Amazônia Brasileira. No mapa, vemos o quanto podem ser desmatadas áreas não protegidas legalmente com a Floresta Manoa

GALERIA

QUALIDADE DO AR

Nossa floresta – Manoa – possui uma grande eternsão e aulia na redução da poluição atmosférica.
Todos os anos, mais de 279.290 tCO2eq são deiados de serem emitidos, ajudando a melhorar a qualidade do ar e consequentemente a saúde e o clima.

Projeto REED+ Manoa

Além do Grupo Triângulo

A Manoa, em parceria com o projeto REDD+ executado pela Biofílica, é a fonto de acesso para outras empresa brasileiras poderem neutralizar suas emissões de gases na atmosfera e se comprometerem ás causas de sustentabilidade.

A empresa que neutralizam suas emissões com Projetos REDD+ não só combatem diretamente as mudanças climáticas, como também evitam o desmatamento da Floresta Amazônica, preservam a biodiversidade e apoiam o desenvolvento socioeconômico local.

Parceiros Reed+ Manoa

BTG PACTUAL
NATURA
CIELO
SANTANDER

CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A MANOA segue normas e preceitos intrnacionais rigorosos de qualidade e sustentabilidade.

As certificações atestam todo o trabalho envolvido para garantir a procedência da madeira e o verdadeiro compromisso em manter o manejo sustentável como o principal pilar de ações na floresta.
Órgãos internacionais reconhecem a MANOA como um exemplo de ações a ser seguido no âmbito ambiental.

O Greenguard Gold é a categoria máxima dessa certificação, que informa produtos que são considerados saudáveis, inclusive para ambientes escolares e hospitalares. São produtos que ajudam a reduzir a poluição do ar em ambientes fechados e a possibilidade de exposição a substâncias químicas na atmosfera.

Certificação por estar isenta de emissão de formaldeído. Exigido em países desenvolvidos porque é altamente cancerígeno, o formaldeído permanece com o produto acabando por mais de 20 anos. Os produtos Triângulo são isentos dessa substância.

A Lacey Act estabelece uma série de condicionantes para a entrada de madeira estrangeira nos Estados Unidos proibindo produtos ilegais de madeira.

“A empresa Indústria de Madeiras Manoa possui 75.182 hectares (ha) de terras no município de Cujubim, no estado de Rondônia, na Amazônia brasileira. Desde 2005, 73.079ha foram certificados pelo Florest Stewardship Council (FSC).

A Manoa é pioneira no manejo florestal sustentável no Brasil e a primeira a obter a certificação FSC em Rondônia.

A Manoa é de propriedade do Grupo Triângulo (www.triangulo.com.br)

O selo de certificação florestal é liberado por certificadoras monitoradas constantemente pelo FSC e tem o objetivo de garantir que a madeira provém de um processo produtivo manejado segundo uma gestão ecologicamente adequada, socialmente justa, viável economicamente e que cumpre as leis vigentes.

PROJETOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS

A comunidade ao redor da floresta Manoa ganhou incentivos culturais e de educação com a construção de escolar, creche e APAE na cidade de Cujubim.

Outras ações, como a educação florestal, também são forncecidas para a comunidade local.

Escola Infantil

O Grupo Triângulo construiu escola de educação infantil em Cujubim, Rondônia. A creche Raio de Luz atende mais de 200 crianças no município.

CEFLOM

Para instruir comunidade, profissionais e estudantes de todo o país, foi construído um Centro de Estudos Florestais na floresta Manoa, A conscientização sobre o manejo florestal reflete em boas práticas e combate a ilegalidade no mercado madeireiro.

Cultura

O Grupo Triângulo apoia a cultura local de Cujubim, auxiliando em verbas, materiais e espaços para lazer, arte e esportes da cidade.

GALERIA

FAZENDAS DE REFLORESTAMENTO

O reflorestamento, assim como o manejo sustentável florestal, não agride o meio ambiente e ainda colabora para a manutenção do clima, animais e outras espécies de plantas.
A Triângulo Empreendimentos florestais é uma produtora florestal pertencente ao grupo Triângulo.

São mais de 30 anos de experiência em reflorestamento sustentável, o que orgulhosamente nos proporcionou a certificação que atesta nosso compromisso com o meio ambiente e toda biodiversidade, desde o seu plantio até o corte.

Desenvolver a cadeia produtiva de forma sustentável é uma das formas de contribuir para as futuras gerações do país.

Todos os dias, a indústria precisa de matéria-prima proveniente de madeira. O Pinus é uma árvore versátil, que é amplamente utilizada em vários setores que incluem o nosso dia a dia e suprem a necessidade de milhões de pessoas.

Nossas diretrizes:

Respeito ao meio ambiente;

Desenvolver e aprimorar técnicas que impactem o menos possível;

Preservação do entorno nativo, tanto da fauna como da flora;

Planejar e implantar os plantios sempre em regime de manejo Sustentável.

São 4.400 hectares englobando mata nativa conservada e plantios florestais.

Todos os resíduos das fazendas são reciclados.

Em toda a área, a flora e fauna é preservada.